APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Quarto de Giovanni (Giovanni's Room)

Sobre o livro:

Giovanni's room (O Quarto de Giovanni) é um romance escrito por James Baldwin e publicada pela primeira vez em língua inglesa em 1956, que conta a história de amor entre dois jovens em Paris. Eles se encontram e procuram resolver na sua relação todos os problemas da existência. Essa procura angustiada, rica dos mais variados sentimentos, apresenta um James Baldwin bem diferente do polemista brilhante que lutou pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. É um Baldwin mestre consumado da arte literária, explorador profundo das intimidades afetivas do homem, o ser humano que se afirma ao lado de suas convicções políticas.

Sobre a Peça:

Adaptação da obra do autor norte-americano James Baldwin, o espetáculo O Quarto de Giovanni estreiou dia 8, no Teatro Brigadeiro. Clássico da literatura gay, o texto conta a história de amor entre dois homens, e a montagem marca a volta ao Brasil da Cia. Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre.

Ambientada na boêmia Paris dos anos 1950, O Quarto de Giovanni tem como tema principal o despertar de um homem diante de sua verdadeira natureza homossexual. David, um americano que vive em Paris, conhece Giovanni, um belo italiano, num bar gay. Seduzido e alcoolizado, David aceita passar a noite com Giovanni. Essa noite se prolonga até se converter em três meses de paixão no quarto de Giovanni, onde o moço americano buscará refúgio e encontrará amor.

A montagem tem estética minimalista, ou seja, utiliza o mínimo de elementos. Cordovani assina luz, som, cenário e figurino, este último com Bárbara SanMartin. O cenário é composto por um tablado fixo, que serve de cama, e uma cortina onde são projetadas algumas imagens. A luz trabalha com recortes cinematográficos. Os figurinos apresentam peças dos anos 1950. A trilha sonora é pontuada com som de uma máquina de escrever e apresenta músicas contemporâneas.

Fundada em 1981 por Cordovani em São Paulo, a Cia. vive há 24 anos na Europa, e atualmente está radicados na Espanha (Galícia), onde há cinco anos mantém o Teatro Arte Livre, subvencionado pelo governo da Galícia.

Serviço:

Peça: O QUARTO DE GIOVANNI
Texto e direção: Roberto Cordovani
Elenco:
- Roberto Cordovani (Melhor ator de Londres, Madrid, Compostela – personagem: David);
- Xan Guimarães (Ator convidado de Ibiza – personagem: Giovanni);
- Bárbara SanMartin (America’s Favorite Miss – personagem: Hella);
- Suzanah Borges (Atriz convidada – personagem: Guillaume)
Duração: 90 minutos.
Recomendação: 16 anos.
Ingresso: R$ 50 (quinta) e R$ 60 (sexta a domingo). Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral.
Horários: quinta a sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas. Até 15 de agosto.
Local: Teatro Brigadeiro – Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 884 – Bela Vista, Telefones: 3115-2637 e 3107-5774

Um comentário: