O Preço de ser diferente


Olá Pessoal.

O segundo livro do blog esta semana é o "O Preço de ser diferente" um romance ditado por Leonel.
Um romance espírita que narra de forma impressionante a evolução do espírito.
E através de relatos da vida dos personagens, nos ensina sobre preconceito, perdão, aceitação, destino e principalmente nos ensina a aprender com os fatos difíceis que acontecem em nossas vidas.
Um Romance com assuntos atuais, que mostra a dificuldade vivida pelos preconceituosos, por ter que manter acima de tudo, a sua idéia fixa sobre o homossexualismo. E as dificuldades dos homossexuais que sofrem por serem julgados, incompreendidos e desrespeitados, apenas pelo simples fatos de ter uma opção sexual diferente.
Romero personagem principal, um garoto que desde cedo tem que aprender a viver e esquecer as atrocidades da vida.
Convive com o preconceito de não ser igual aos outros garotos da sua idade. Aos quatorze anos é violentado, por Júnior e com sua defloração descobre ser homossexual.
Tem um pai severo, o Senhor Silas. Que o faz passar por situações difíceis. Uma mãe submissa, Noemia, que para não desagradar Silas, se omite aos maus tratos do marido para com o filho. Possui uma irmã, Judite, que é seu porto seguro. E sob esse circulo familiar se passa a primeira fase da historia.
Todos possuem uma forte ligação que nem podem imaginar.
Encontra após vários infortúnios, seu amor Mozart, que como o nome do famoso compositor, também possui um talento inestimável.
Romero após ser expulso de casa por ser homossexual, toma para si uma nova fase de sua vida, aonde pode contar apenas com o Doutor Plínio, seu médico, que passa a protegê-lo e ser para ele como um pai.
Nessa segunda fase do livro, o circulo de convívio de Romero se restringem ao Doutor Plínio e sua família. Sua esposa Lavínia, que sem motivo aparente tem uma certa antipatia por Romero, seu cunhado Rafael, que se torna um inimigo sem motivo de Romero. E Eric filho do Doutor Plínio que para Romero é como um irmão querido.
E nesta história fascinante, a ultima fase do livro podemos compreender as ligações de cada personagem e os motivos pelo qual agiram em suas vidas atuais da forma como agiram. Em um desfecho emocionante aprendemos, o valor do perdão tanto para quem recebe o perdão como para quem o dá. E que tudo de bom ou ruim que vivemos, tem um motivo de acontecer, tudo tem um porquê.
E tudo em nossa vida tem um momento exato para acontecer. E muitas vezes o que julgamos impossível de acontecer, acontece e nos deixa fascinados.
Tudo que vivemos é valido para a evolução do nosso espírito, do nosso ser interior.

Fonte: Desconhecido.
Link do Resumo: http://pt.shvoong.com/books/novel-novella/1692093-pre%C3%A7o-ser-diferente/


Resumo
Romero tinha apenas 13 anos quando começou a sofrer duramente a questão do preconceito. Os colegas de escola o chamavam de "bicha" e faziam gracejos de mau gosto com ele. O pai chamava-lhe a atenção com severidade. Dizia que ele era um homem e por isto devia se portar como tal, senão lhe daria uma surra inesquecível chegando a levá-lo a uma prostituta.

Judite, sua irmã querida, cinco anos mais velha que ele, é que lhe protegia com todo amor, dava-lhe carinho e atenção, conversava com ele, sua mãe era bastante submissa ao marido, obedecendo-o em tudo. Ele sempre dizia que o menino precisava se tornar um homem e por isso não deveria ler poesias, romances água com açúcar e outras coisas apropriadas para meninas.

Nessa mesma época, Romero fora vítima de violência sexual numa ruazinha escura, quando fora pego por um rapaz mais velho que tinha acabado de conhecer no cinema. Ficou muito machucado, sofrera demais. Um dia conhece um rapazinho primo do noivo de sua irmã. Romero fica encantado com ele, apesar da confusão de seus sentimentos, mas consegue disfarçar e daí em diante, sua vida torna-se um verdadeiro martírio.

A sociedade estabelece um modelo de normalidade e quem ousa sair desse padrão, considerado normal, sofre preconceitos terríveis, por vezes até da própria família. Isso é tão cultural que muitos dos diferentes não conseguem se aceitar do jeito que eles são, sofrendo muito por isso.
Cada ser é único, por isso mesmo, diferente dos demais em alguns pontos. Cabe-nos compreender a diversidade, porém não compactuando com os erros de outrem. Há muitos iludidos que dão mais importância às aparências do que à verdade, que prioriza os valores eternos do espírito.
Não só em relação à homossexualidade mas em vários outros pontos. Quem assume sua verdade e age de acordo com os seus valores, diferentes dos valores da maioria, enfrenta o preconceito e paga O PREÇO DE SER DIFERENTE.

Fonte: Desconhecido.
Link do Resumo: http://pt.shvoong.com/books/romance/1905841-pre%C3%A7o-ser-diferente/


Observação
Eu tenho livro e também a versão digital (PDF).

Quem tiver interesse em ler, por favor comentem com seus e-mail para que eu possa enviar em particular.

Caso alguém já tenha lido, gostaria que comentasse a respeito também.
Espero que todos tenham gostado deste tema.
Tenham uma boa semana!