Um estranho em mim - Marcos Lacerda


Olá Pessoal.

O livro desta semana é o "Um estrando dentro de mim", de Marcos Lacerda.

Romance premiado, este livro conta a arrebatadora história de Eduardo, bem sucedido médico de meia-idade, e de seu amor por Alexandre, um adolescente de 17 anos. O grande trunfo do livro de Marcos Lacerda é falar das vivências profundas do ser humano - homossexual ou não - da solidão e do medo que todos experimentamos ao longo da vida.

A obra transcende o universo homosseuxual ao provocar a imediata identificação do leitor com o personagem central. Lacerda é extremamente feliz em sua abordagem dos aspectos mais delicados de emoções e sentimentos humanos, tão humanos que nos predem e seduzem do começo ao fim.

Com uma estrutura drámatica simples, porém sedutora, o romance de Lacerda aprisiona o leitor do início ao fim. "Tratando de sentimentos comuns, Eduardo é tão terrivelmente humano que pode ser qualquer um de nós. E é este o segredo da sedução e do fascínio do livro. Sem moralismos, faço o relato da vida de um homem", conclui o autor.

Sobre o autor
Marcos Lacerda nasceu em João Pessoa, em 28 de dezembro de 1968, e desenvolveu, desde cedo, um verdadeiro fascínio pela leitura. "Havia na casa dos meus pais uma grande estante apinhada de livros. Acho que litodos eles. Nessa época, ler era, para mim, a mais maravilhosa das brincadeiras. Foi assim que descobri as obras da literatura brasileira e mundial".

Esse foi, segundo o autor, o despertar do gosto pela literatura em sua vida. Esse fascínio por narrativas continuou vida afora, não tanto sob a forma da escrita, mas principalmente sob a da escuta, motivo pelo qual se tornou psicólogo clínico e especializou-se em teoria psicanalítica.